:

Nutrição Canina: As Frescuras dos Nossos Peludos

E aí, já parou pra pensar que até nossos queridos cãezinhos têm suas vontades e manias na hora de comer? Pois é, não é só a gente que se dá ao luxo de rejeitar brócolis! Hoje vamos falar sobre as necessidades nutricionais específicas de algumas raças de cachorro. Sério, cada peludo tem suas peculiaridades!

Cães Pequenos: Comendo de Pinguim

Se você tem um Chihuahua ou um Yorkshire Terrier, já deve saber que alimentar essas bolotinhas ambulantes é um verdadeiro desafio. É quase como comprar comidinhas gourmet para gnomos! Eles têm o metabolismo mais rápido que um espresso duplo. Então, precisa de uma dieta rica em proteínas e gorduras boas. E não me venha com essa de comida de gato! Esses mini VIPs são exigentes.

  • Chihuahua - Precisa de um alto teor energético.
  • Yorkshire - O pelo agradece uma dieta com ácidos graxos ômega-3.

Cães Grandes: O Apetite de um Elefante

Agora, se estamos falando de um São Bernardo ou um Dog Alemão... se prepare: é quase um banquete todo dia! Essas raças necessitam de uma dieta balanceada que ajude a manter suas articulações em dia. Sério, eles comem mais do que você nos almoços de família. Além disso, a proteína é a rainha aqui, mas cuidado: nada de exageros, pois sobrecarga da proteína pode ser ruim para os rins deles. E se você pensa que vai economizar... pensa de novo!

Raça Necessidade Nutricional
São Bernardo Dieta rica em cálcio e condroitina para as articulações
Dog Alemão Proteínas equilibradas, pensando nos músculos

Cães Esportivos: Comendo como Atletas Olímpicos

Se você tem um Labrador ou Border Collie, parabéns! Você tem um cachorro com a energia de uma criança em dia de festa. Esses bichinhos fofos precisam de um combustível energético de alta octanagem. Não vá deixar eles sem carboidratos o suficiente, hein? Pois eles mal param de mexer! Considerar suplementos vitamínicos pode ser uma boa, mas valida com o veterinário antes, okay?

  1. Labrador - Alta demanda de carboidratos para as correrias básicas.
  2. Border Collie - Gorduras saudáveis podem evitar que eles comecem a mastigar tudo em casa (incluindo seu sofá).
Cães Sedentários: Aquele Primo que Vive no Sofá

Tutors de Bulldogs e Basset Hounds, estou olhando para vocês! Não dá para mentir, são uns verdadeiros cachorros de pelúcia, né? Infelizmente, eles têm tendência a ganhar peso só de olhar pra comida. Portanto, a dieta deles deve ser rica em fibras e pobre em calorias. E nada de dar aquela porçãozinha a mais com desculpa que "uma vez só não faz mal". Eles são mestres no olhar pidão, mas resista!

Então, gente, não vamos tratar essas necessidades específicas dos nossos pets como frescuras. Afinal, eles também merecem uma vida longa e saudável, não é mesmo? Se precisar, procure o veterinário e monte um plano alimentar que se encaixe com seu peludo. Ou simplesmente se renda e eles farão seu próprio plano... baseado na quantidade de petiscos que conseguem te convencer a dar!!

📌 Artigo principal sobre o tema

A Fascinação pela Raça de Gato American Shorthair

Vamos falar sobre os verdadeiros reis e rainhas da casa: os gatos American Shorthair. Sim, aqueles bichanos que têm mais atitude e elegância em uma patinha do que muitos de nós nas duas pernas. Prepare sua xícara de café, porque o que vem por aí é pura fofura e um bom toque de sarcasmo felino.

Leia mais ➡