Dicas (Nada Clichê) para Prevenir Problemas de Saúde nos Animais
Olha só, a gente ama nossos peludos (ou escamosos, ou penosos), mas será que você tá fazendo o máximo pra garantir que eles não precisem de um plano de saúde animal? Porque, sinceramente, todo mundo sabe que levar o bichinho pro veterinário pode doer mais no bolso do que visitar o dentista!
1. Alimentação: Não É Tudo Se Você Não Souber o Que Tá Dando!
A alimentação é tipo a base da saúde, sabia não? Mas, ô, cuidado com o que você tá jogando pro bichinho. Se você tá pensando que um pedaço de pizza é uma boa ideia, bem... pode até ser, mas pro gato vira uma bomba relógica!
- Cães e Gatos: Eles precisam é de ração de qualidade, balanceada, às vezes até orgânica (olha o hype!).
- Aves: Pássaros curtem sementes, mas não qualquer uma. Um mix especial é sempre melhor.
- Réptis: Se tá criando uma iguana, pense nos vegetais. Menos pizza, mais verde!
(E sim, eles vão te olhar com cara de "sério isso?" quando não rolar um pedacinho daquele frango assado.)
2. Exercícios: Porque Bicho Parado Só Cuida do Netflix
Vamos falar de exercício. Aí, você já passou da fase de colocar seu animal numa esteira imaginária né? Os bichos precisam de gastar energia! Sejamos honestos, um cachorro entediado é basicamente um ninja destruidor em potencial. Nada é à prova de patas!
- Leve o doguinho para passear! (Não só até o jardim e voltar).
- Gatinhos? Bolinhas de papel fazem milagres. Vai por mim.
- Pássaros? Dê espaço para voarem um pouco, mesmo que seja num cômodo.
3. Check-ups: Vá ao Veterinário Regularmente (E Não Só Quando O Bicho Pára de Funcionar)
Se a gente, seres humanos, precisa de check-ups (ou pelo menos finge que vai fazer né), por que nossos bichinhos não? Regularidade aí, galera! Não espere até que o Totó ou o Felix comece a pular só com três patas!
Frequência |
Cães |
Gatos |
A cada 6 meses |
Sim |
Sim |
Anualmente |
Necessário |
Necessário |
Então, já marcou o próximo check-up? Melhor do que descobrir que aquela queda de cabelo não é moda, e sim uma infestação de pulgas que fazem rave no seu pet!
4. Vai Com Calma nos Mimos: Amor Não É Só Petisco!
Tudo bem, todos amamos mimar nossos bichos. Quem é que resiste, né? Mas, por favor, não deixa seu pet virar uma bolinha inflável. Petisco só de vez em quando e em quantidades que não transformem o seu animal num balão.
Curtiu as dicas? Se tem mais alguma, compartilha aí, vai! E se tiver uma história engraçada sobre cuidar dos seus bichos, manda ver nos comentários!
📌 Artigo principal sobre o tema
A Fascinação pela Raça de Gato American Shorthair
Vamos falar sobre os verdadeiros reis e rainhas da casa: os gatos American Shorthair. Sim, aqueles bichanos que têm mais atitude e elegância em uma patinha do que muitos de nós nas duas pernas. Prepare sua xícara de café, porque o que vem por aí é pura fofura e um bom toque de sarcasmo felino.
Leia mais
➡