5 Dicas para Manter o Pêlo do Seu Pet na Linha: Uma Jornada Capilar
E aí, pessoal! Se você é daqueles que adora um bichinho macio e cheiroso, mas acha que dar banho no cachorro é um esporte radical ou que escovar o gato é um teste de paciência, senta e pega um café. Vamos falar de pêlos. Aqueles que ficam por toda a casa e te deixam quase idêntico ao seu pet na moda “felino peludo”.
1. Escovação: O Ritual Diário (ou Quase)
Sim, escovar seu pet deveria ser uma atividade diária. Tipo escovar os dentes, só que melhor, porque o cachorro não reclama de hálito fresco (ufa!). Pode parecer excesso, mas para evitar que seu bichinho vire um “chupa-cabra peludo” é bem necessário. Se não quer pêlos extras na roupa (e se quer, alô, terapeuta!), a escovação é a chave.
Animal |
Frequência de Escovação |
Cachorros de pêlo curto |
1-2 vezes por semana |
Cachorros de pêlo longo |
Diariamente |
Gatos de pêlo curto |
1-2 vezes por semana |
Gatos de pêlo longo |
Diariamente |
2. Hora do Banho: Quando Menos é Mais
E aí vem a questão: Com que frequência devo dar banho no meu bichinho sem ele achar que é uma punição? Gatos têm a tarefa reduzida porque, convenhamos, eles se lambem mais que um picolé no verão. Mas os doguinhos não têm essa sorte natural. Bora lá: cães, uma vez por mês tá de boa, mas se ele rolar naquela poça misteriosa do parque, tu já sabe... ataque com xampu! E lembrando: nada de produtos humanos, tá? Se você não quer que seu pug cheire a lavanda com “um toque de mistério” o mês todo.
3. Produtos Certos: Xampus e Condicionadores caninos (ou felinos)
Você sabia que seu dog ou cat tem um PH diferente do seu? Então, aquele seu shampoo caríssimo não serve pra eles —por mais que você queira dividir a conta da Sephora. Invista em um apropriado para o tipo de pêlo e pele do seu animal, e já adianto que não é papo de vendedor, é a sua camisa preta que vai te agradecer depois.
4. Alimentação: Porque Beleza Vem de Dentro (Até para Bichos)
Você é o que come, e o mesmo vale para o seu amigo peludo. Comida de qualidade influencia diretamente na saúde do pêlo. Parece besteira, mas com a ração ~mara~, você verá menos esevo, perda de pêlo e até mesmo aquela caspa pet (quem diria, hein?). Consultar o veterinário para a dieta correta pode ser a coisa mais sábia que você faça hoje.
5. Check-ups Regulares: Questões de Saúde Oculta
Se mesmo após todo esse ritual de beleza, o pêlo do seu pet tá mais pra “antes” do que “depois”, considere um passeio ao veterinário. Pode ser algum probleminha de saúde camuflado (alérgico a humanos? Quem sabe?) que precise de tratamento específico.
Por hoje é só, pessoal. Espero que essas dicas façam seu pet brilhar tanto quanto aquelas bolinhas de cabelo que, com certeza, invadirão sua recém-limpeza de inverno. Depois não diz que eu não avisei!
📌 Artigo principal sobre o tema
Balinês: o Gato de Pelagem Sedosa e Personalidade Carismática
Você já ouviu falar da balinês? Não, não é uma dança exótica do sudeste asiático, meu amigo, mas sim uma raça de gato que pode conquistar até os corações mais gelados. Prepare-se para conhecer aquela criatura que parece ter saído de um desfile de moda felino. Sério, é o dono do tapete vermelho, com uma pelagem que deixaria até Rapunzel com ciúmes!
Leia mais
➡