:

Treinando seu Abissínio: Técnicas para Transformar o Felino num Gato Exemplar (Ou Quase)

E aí, como se treina um gato? E um abissínio, então?

Ah, treinar um gato... Tem gente que diz que é mais fácil fazer uma dieta sem carboidratos do que ensinar alguma coisa a essas criaturinhas. E eu até entendo por que. Abissínios, por exemplo, são como eternos adolescentes: cheios de energia, curiosidade e, claro, aquela rebeldia básica. Como faz, então?!

O básico do básico: Não espere um cachorro!

Primeira coisa, desista daquele sonho de ter um gato que busca a bolinha. Ok, alguns abissínios são considerados "cachorros entre gatos", e isso não significa que eles vão obedecer cegamente. Eles vão pensar, questionar, talvez até revirar os olhos, porque é disso que eles gostam: desafiar o status quo felino.

1. Recompensas: O poder irresistível do petisco

Se você pensou que abissínios não são fãs de comida, pense de novo. Eles podem farejar um biscoito a quilômetros (ok, tal véu de exagero, esse é o humor mandatório por aqui). Use petiscos como recompensa! Eles farão quase qualquer coisa por um gostinho extra, nem que seja só para te impressionar por cinco minutos.
  • Petiscos saudáveis para não engordar o bichano.
  • Use o petisco como guia, atraindo-o com o cheirinho.
  • Reforço positivo: Eles sabem quando estão arrasando!

2. Brincadeiras inteligentes: Canse o danado

Sério, se abissínios tivessem bateria, seriam recarregáveis: superativos e incansáveis. Use brinquedos que estimulem a mente desses escudeiros peludos. Quem sabe algo que balance, pule, voa... eles adoram! Apontadores laser também são um hit (e com isso você pode só mexer a mão no sofá).

Treinamento com clicker: Será que funciona?

Oh céus, o famigerado clicker. Aquela paradinha que faz "clique" toda vez que o gato faz algo certo. Parece coisa de truque de mágica, mas para muitos funciona! Faça o barulho, depois petisco. Simples e direto. Qualquer coisa chama o Cesar Millan e vê no que dá.
Técnica Prós Contras
Clicker Reforço claro, divertido para o gato Demanda paciência [Afinal, são gatos]
Recompensa com petiscos Motivação instantânea Afeta a dieta se exagerar
Brincadeiras interativas Cansa e diverte Pode ser cansativo (pra você)

Últimas palavras (ou miados)

A paciência é uma virtude, dizem. Treinar um abissínio vai te ensinar isso. Eles são teimosos, sim, mas a inteligência que possuem é admirável. Então, se seu gato não responder de imediato, lembra: ele provavelmente está pensando num plano mais mirabolante (ou só te testando pacientemente). Afinal, são os donos do palco, e nós, meros espectadores (ou servos, vai saber). Boa sorte na saga!

📌 Artigo principal sobre o tema

A Maravilhosa (e um tanto desafiante) Abissínia

Ah, a abissínia! Aquela raça de gato que parece saída de um antigo palácio egípcio, com postura de faraó. Se você está pensando em adotar um, prepare-se para um mundo de aventuras – e algumas roupas cobertas de pelos, se não resistir a tê-los no colo. Aperte o cinto, porque esses felinos são puro charme e energia!

Leia mais ➡